Postagens populares

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Manobra de Heimlich


Nenhum de nós deseja passar por uma situação em que a vida de alguém possa depender de uma ação nossa, afinal, é uma responsabilidade enorme. Mas, como não podemos prever se isso vai ou não acontecer, nada melhor do que estar preparado, não é mesmo?
Uma dessas situações, a que qualquer um está sujeito e a qualquer momento, é o engasgo. Pense comigo: quantas vezes ao dia nos alimentamos? e quantas dessas vezes estamos sozinhos em casa, ou com nossos familiares, ou na rua, com estranhos?
Um pedaço de alimento, mal mastigado ou engolido de forma inadequada; objetos como moedas, botões, anéis e até mesmo secreções, como catarro podem, muitas vezes, obstruir as vias respiratórias e ficar preso na garganta, causando asfixia e levando à morte em poucos minutos. Você saberia agir em um caso como estes? E se a vítima fosse você?

A Manobra de Heimlich foi descrita em 1974 por Henry Heimlich, sendo reconhecida pela Cruz Vermelha e difundida mundialmente. A técnica consiste em se induzir uma tosse artificial que expele o objeto que esteja bloqueando a respiração da vítima, pois a pressão exercida pela mão sobre final do diafragma, comprime os pulmões e empurra o objeto estranho para fora da traquéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário