Postagens populares

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Aneurisma cerebral



Aneurisma cerebral é uma doença na qual um vaso sanguíneo encontra-se anormalmente dilatado no cérebro.
A dilatação é causada em geral por uma falha muscular da parede de uma artéria ou muito mais raramente de uma veia do cérebro. O tamanho de uma aneurisma cerebral é variável. Pode ser pequeno de poucos milímetros até 1 cm, tamanho médio de até 02 cm e maiores (grandes ou gigantes) atingindo vários centímetros no seu maior diâmetro. Há diversos formatos, geralmente saculares, mas podem ser irregulares ou fusiformes.
 O aneurisma cerebral é considerado muito perigoso pois, ao romper-se dentro da cabeça, no interior do crânio, pela estrutura inelástica, produz lesão ao encéfalo e um aumento da pressão intracraniana, o que faz com que as estruturas do cérebro responsáveis pela vitalidade sejam comprimidas, ocasionando a morte por parada respiratória.
Aneurisma cerebral Aneurisma cerebral é uma doença na qual um vaso sanguíneo encontra-se anormalmente dilatado no cérebro. A dilatação é causada em geral por uma falha muscular da parede de uma artéria ou muito mais raramente de uma veia do cérebro. O tamanho de uma aneurisma cerebral é variável. Pode ser pequeno de poucos milímetros até 1 cm, tamanho médio de até 02 cm e maiores (grandes ou gigantes) atingindo vários centímetros no seu maior diâmetro. Há diversos formatos, geralmente saculares, mas podem ser irregulares ou fusiformes. O aneurisma cerebral é considerado muito perigoso pois, ao romper-se dentro da cabeça, no interior do crânio, pela estrutura inelástica, produz lesão ao encéfalo e um aumento da pressão intracraniana, o que faz com que as estruturas do cérebro responsáveis pela vitalidade sejam comprimidas, ocasionando a morte por parada respiratória. Curta: @[186798321330988:274:So Enfermagem] Visite: www.soenfermagem.net 

"HPV" Condiloma (Verruga vaginal)

Condiloma acuminado O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma DST causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O HPV provoca verrugas autoinoculáveis, de coloração rosada, úmidas e macias, de aspecto semelhante à couve-flor. Estas se localizam na região genital, principalmente na glande e prepúcio (homens) e vulva e colo de útero (mulheres). No ânus e na boca podem também ocorrer, em razão das modalidades sexuais relacionadas a essas regiões. A pessoa pode, ainda, ter a doença de forma assintomática, mas com condições de transmitir a outras pessoas. TRANSMISSÃO O contato direto com a região infectada, mesmo que a pessoa saudável não esteja com lesões na região, é a principal forma de transmissão deste vírus. Vale lembrar que, mesmo em casos de sexo oral ou anal, o indivíduo está sujeito à doença. Mães podem transmiti-las aos recém-nascidos durante o parto. Toalhas, roupas íntimas, vasos sanitários, banheiras, saunas, instrumentais ginecológicos, dentre outros objetos compartilhados com pessoas contaminadas podem também, embora em porcentagem bem menor. Vale lembrar que homens, apesar de raramente desenvolverem a doença, são capazes de transmiti-la com eficiência. Felizmente, parte significativa das pessoas que têm contato com este vírus desenvolve imunidade para o subtipo específico. O diagnóstico é feito analisando as lesões e o histórico do paciente. O tratamento enfoca o desaparecimento das verrugas por meios cirúrgicos ou fármacos de uso tópico. Estas, tal como no caso do herpes, podem voltar em outro momento, no mesmo ou em outro local. Sobre isso, a literatura diz que recidivas anais, por exemplo, ocorrem entre 4 e 84% dos indivíduos acometidos. Quanto a se proteger e evitar a doença, a camisinha pode prevenir com eficácia de aproximadamente 70%, já que o vírus pode estar em outros locais que não sejam, necessariamente, o pênis. Fazer anualmente o exame de prevenção do câncer de colo de útero, o papanicolau, é também uma boa medida, já que, caso descoberto o HPV de forma precoce, o tratamento é muito mais eficaz. Pesquisas apontam que essa DST pode estar relacionada à incidência de alguns cânceres, como o de colo de útero. A vacina aprovada no Brasil é indicada para mulheres entre 9 e 26 anos de idade e que não possuam a infecção. Curta: So Enfermagem Visite: http://www.iped.com.br/medicina/curso/diagnostico-de-virus/afiliado/617753

EUFORIZANTE - "Cocaína"



EFEITOS DO ABUSO – perda do apetite, insônia, excitação, hiperatividade, irritabilidade, agressividade, idéias delirantes paranóides, palidez acentuada, dilatação das pupilas, despersonalização, alucinações (dependendo da dose), sensação de aumento de energia, hipertemia, cefaléia, hipertensão, destruição do septo nasal, hemorragia nasal e gengiva, corisa.

RISCOS DO ABUSO – hiperatividade, irritabilidade, convulsões, hipertensão, taquicardia, depressão respiratória, parada respiratória, infecções por contaminação (AIDS), psicose paranóide.

EFEITOS DA FALTA – apatia, depressão, desorientação, delírio, ansiedade, insônia, ou sono prolongado.

SUPERDOSAGEM – ansiedade, paranóide e pânico, desmaios e inconsciência, convulsões e alucinações, agressividade, depressão e parada respiratória.

CUIDADOS DE EMERGÊNCIA – diminua os fatores estimulantes do ambiente, mantenha monitorização dos dados vitais; tente manter a pessoa imóvel, diminua os ruídos e a luz. Faça hidratação via oral, se possível. Tente manter-se e a vítima tranqüilos. Faça a tranqüilização, conversando com a pessoa; use medicação apenas quando necessário; use a força apenas em último caso. Faça a avaliação sistêmica e trate sintomaticamente as conseqüências. Quando necessário, a utilização de benzoazipínico (clordiazapóxido 25 a 100mg, podendo chegar a 300mg) e/ou clorpromazida 25 a 100mg, podendo chegar a 300 mg.

Curta: So Enfermagem

Visite: http://bit.ly/1eVnCMq

"Pele"



A pele é o maior órgão do corpo humano. Formada por um tipo de tecido epitelial chamado epitélio de revestimento. Três estruturas da pele, derivadas da epiderme, são extremamente importantes na adaptação dos mamíferos ao meio terrestre: pêlos, que auxiliam no isolamento térmico; glândulas sudoríparas, que desempenham o papel importante na regulação da temperatura corpórea; e glândulas sebáceas, que lubrificam a pele e estruturas anexas.
 A pele é formada por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme. A epiderme atua como uma estrutura que protege o corpo contra o atrito, a dessecação e a entrada de micro-organismos. Na derme encontram-se as glândulas sudoríparas e sebáceas, de origem epidérmica.
A pele propicia:
 Proteção do corpo contra o meio ambiente, abrasões, perda de líquido, substâncias nocivas e microorganismos invasores.
 Regulação do calor através das glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos.

Sensibilidade por meio dos nervos superficiais e suas terminações sensitivas.
@[186798321330988:274:So Enfermagem]
www.soenfermagem.net

 Três estruturas da pele, derivadas da epiderme, são extremamente importantes na adaptação dos mamíferos ao meio terrestre: pêlos, que auxiliam no isolamento térmico; glândulas sudoríparas, que desempenham o papel importante na regulação da temperatura corpórea; e glândulas sebáceas, que lubrificam a pele e estruturas anexas. A pele é formada por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme. A epiderme atua como uma estrutura que protege o corpo contra o atrito, a dessecação e a entrada de micro-organismos. Na derme encontram-se as glândulas sudoríparas e sebáceas, de origem epidérmica. A pele propicia: Proteção do corpo contra o meio ambiente, abrasões, perda de líquido, substâncias nocivas e microorganismos invasores. Regulação do calor através das glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos. Sensibilidade por meio dos nervos superficiais e suas terminações sensitivas. @[186798321330988:274:So Enfermagem] www.soenfermagem.net — com Alexsandra Frazao.
OPERAÇÕES DE ABERTURA (TOMIA)

- Artrotomia - abertura da articulação
- Broncotomia - abertura do brônquio
- Cardiotomia - abertura do cárdia (transição esôfago-gástrica)
- Coledocotomia - abertura e exploração do colédoco
- Duodenotomia - abertura do duodeno
- Flebotomia - dissecção (individualização e cateterismo) de veia
- Laparotomia - abertura da cavidade abdominal
- Papilotomia - abertura da papila duodenal
- Toracotomia - abertura da parede torácica

Curta: So Enfermagem

Visite: http://bit.ly/1aEeRSB

"Colostomia"

Colostomia Colostomia é um procedimento cirúrgico que consiste em fazer-se uma abertura na parede abdominal (estoma), temporária ou permanente, e ligar nela uma terminação do intestino, pela qual as fezes e gases passam a ser eliminados. A este estoma acopla-se uma bolsa adesiva, coletora dos produtos intestinais. A colostomia geralmente tem de ser feita quando há obstruções transitórias ou permanentes do cólon terminal ocasionadas por imperfuração anal, neoplasias, processos inflamatórios, corpos estranhos introduzidos no reto, amputação do reto, fístulas retovaginais, perfurações cólicas, lesões extensas ao redor do ânus ou como paliativo nos casos de neoplasia obstrutiva inoperável. colostomia é identificada através da porção do intestino grosso que é exteriorizada, sendo que a consistência da evacuação varia de acordo com a região em que o intestino sofreu interrupção. São basicamente quatro tipos de colostomia: •                Colostomia ascendente: o estoma é feito na alça ascendente do intestino grosso, no lado direito do abdômen. Neste caso, as fezes apresentam consistência semi-líquida. •  Colostomia transversa: o estoma é feito no intestino grosso transverso e as fezes apresentam consistência pastosa. •          Colostomia descendente: o estoma é realizado na alça descendente, no lado esquerdo do abdômen e as fezes apresentam consistência semi-sólida. •          Colostomia sigmóide: o estoma é realizado no cólon sigmóide e, neste caso, as fezes são firmes e sólidas. O paciente deve estar ou ser hospitalizado. Sob anestesia geral é feita uma incisão no abdome, à qual o tecido sadio do intestino é preso, constituindo assim um orifício por onde as fezes e os gases passam a serem eliminados, sendo colhidos por uma bolsa adesiva, posicionada em torno dessa abertura e que deve ser esvaziada periodicamente. Atualmente, já existem dispositivos que filtram o volume e odor de gases. Estomas temporários: Geralmente são realizados para evitar que as fezes passem pelo local operado antes da cicatrização completa. Na cirurgia para o tratamento do câncer de reto, os estomas temporários são fechados depois da cicatrização da cirurgia. Após o fechamento do estoma, o paciente volta a evacuar pelo ânus. Estomas Permanentes: Os estomas permanentes são realizados quando não é possível manter a função normal da evacuação de maneira definitiva. A indicação deste procedimento é feita em casos de: •       Desvio do trânsito fecal em procedimentos cirúrgicos para tratamento de lesões anorretocólicas; •               Desvio do trânsito fecal quando existe alguma obstrução no cólon terminal; •             Como um paliativo em casos de tumores inoperáveis do cólon distal com obstrução do mesmo; •                Amputação abdominoperineal do reto; •           Fístulas reto-vaginais; •               Perfurações não-traumáticas de segmentos cólicos; •     Extensas lesões perineais, como na síndrome de Fournier. Apesar de a colostomia consistir em um procedimento relativamente simples, algumas complicações podem ocorrer, variando desde problemas simples, até complicações letais: •   Irritações cutâneas; •    Angulação do cólon exteriorizado por passagem sinuosa por distintos planos da parede abdominal; •               Estenose temporária devido à presença de edema da boca cólica; •     Inflamação que ocorre na serosa do cólon exteriorizado; • Infecção de pele e/ou subcutâneo, levando à celulite pericolostômica; • Hérnia paracolostômica (especialmente nas colostomias terminais); • Necrose e retração do coto cólico; •     Constrição do coto cólico, decorrente de uma abertura muito estreita na parede abdominal; •      Fístula; •             Prolapso ou procidência do coto cólico (esta á a complicação mais comumente observada nas colostomias em alça). Aspecto do estoma Nos primeiros dias após a cirurgia o estoma pode ficar edemaciado Aos poucos o edema regride. O estoma é vermelho ou rosa vivo semelhante à mucosa da boca (parte interna). A pele ao redor do estoma (pele periestomal) deve estar lisa, sem lesões ou ferimentos. O estoma não tem terminações nervosas, por isso não dói ao ser tocado, no entanto pode apresentar um pequeno sangramento. Assistência de Enfermagem Pré-Operatório Preparo psicológico; Preparo intestinal; Dieta rica em calorias e pobre em resíduos; Controle das eliminações; Tricotomia ampla; Sonda nasogástrica se prescrito; Pós-Operatório Manter sonda nasogástrica aberta para drenagem; Estimular a respiração no leito e exercícios respiratórios; Jejum absoluto nas primeiras horas; Controle de eliminações; Trocar curativo diariamente; Estimular deambulação; Orientar sobre a dieta; Orientar a não utilizar roupas apertadas; Estimular o auto cuidado; Curta: So Enfermagem Visite: http://bit.ly/1ahy9gp
OPERAÇÕES DE ABERTURA (TOMIA)

- Artrotomia - abertura da articulação
- Broncotomia - abertura do brônquio
- Cardiotomia - abertura do cárdia (transição esôfago-gástrica)
- Coledocotomia - abertura e exploração do colédoco
- Duodenotomia - abertura do duodeno
- Flebotomia - dissecção (individualização e cateterismo) de veia
- Laparotomia - abertura da cavidade abdominal
- Papilotomia - abertura da papila duodenal
- Toracotomia - abertura da parede torácica

Curta: So Enfermagem
Visite: http://bit.ly/1aEeRSB

Celulite Infecciosa



A celulite infecciosa é uma doença grave que se instala no organismo através de uma porta qualquer que pode ser uma ferida, uma espinha, unha encravada etc. Bactérias, principalmente do tipo estafilococos e estreptococos, penetram o organismo do paciente e alojando-se aí passam a executar seu “trabalho infeccioso”.
A pele das pernas é mais comumente afetada, embora a celulite infecciosa pode ocorrer em qualquer lugar em seu corpo ou rosto.

Celulite Infecciosa pode afetar apenas a superfície da sua pele, ou a celulite infecciosa também pode afetar os tecidos subjacentes a sua pele e pode se espalhar para os seus nódulos linfáticos e da corrente sanguínea.
Se não for tratada a celulite infecciosa, a infecção pode espalhar rapidamente e transformar a vida em risco. É por isso que é importante procurar atendimento médico imediato se os sintomas de celulite infecciosa ocorrer.

Os agentes causadores da celulite infecciosa mais comuns são Streptococcus pyogenes (grupos A, B, C e G) e Staphylococcus aureus.
Sintomas
• Vermelhidão;
• Febre;
• Dor intensa na região afetada;
• Inchaço da área infectada;
• Pele com aspecto demasiadamente macio.
• Em um tipo de celulite chamado erisipela, as bordas das regiões infectadas ficam elevadas.
Certos tipos de picadas de insetos ou aranhas também podem transmitir a bactéria que iniciam a infecção da celulite infecciosa. Áreas de pele seca e escamosa também pode ser um ponto de entrada para as bactérias, assim como pele inchada.
Tratamento para celulite infecciosa
Para o tratamento da celulite infeciosa é preciso tomar medicamentos antibióticos para combater as bactérias e evitar que elas entrem na corrente sanguínea, prevenindo assim uma septicemia
Curta: So Enfermagem

Visite: http://bit.ly/1fu7Et7